10 fotografias do século XX

Algumas fotografias do século XX foram amplamente utilizadas em Jornalismo e propaganda.

Algumas serviram para contextualizar reportagens do que se passava no mundo, outras foram tiradas como simples recordação.

Algumas dessas imagens são hoje parte concreta da história da humanidade.

Sem ser necessário texto, ou contexto, algumas destas fotografias contam nos parte da nossa história sem serem necessárias muitas palavras.

10 fotos que marcaram o Século XX

1- Ida do homem à lua

Uma das fotografias do século XX mais faladas e debatidas assim como controversas na história, a imagem da alunagem foi vista como uma façanha da engenharia humana no seu melhor.

Tem sido alvo de especulações por quem duvida da autenticidade da imagem. No entanto, nenhuma das acusações foi provada correta e o debate continua ativo em alguns círculos.

Para muitos, porém, transmite uma sensação de realização da raça humana o facto de enviar um homem para a lua, que durante anos foi considerado uma impossibilidade.

2- A Execução de Nguyễn Văn Lém

Talvez uma das imagens mais emblemáticas da Guerra do Vietnam. Esta fotografia retrata um oficial vietnamita do sul uniformizado que atira num prisioneiro na cabeça.

Eddie Adams ganhou um prémio Pulitzer com esta imagem.

Eddie Adams era famoso por seus retratos de celebridades e por ser fotojornalista, tendo estado em 13 guerras.

3 – O Homem tanque ou rebelde desconhecido de Jeff Widener.

Muitas vezes considerada uma das fotografias mais emblemáticas da história, o “homem-tanque” ou “o rebelde desconhecido” mostra um ato de coragem e desafio.

Ocorreu durante os protestos na Praça Tiananmen de Pequim em 5 de junho de 1989 e, posteriormente, tornou-se um símbolo do fim da era da Guerra Fria e uma das fotografias mais famosas do século XX.

Quatro pessoas afirmam ter tirado fotos do evento, mas a imagem mais reproduzida, e a mais famosa é a de Jeff Widener.

4- Criança desnutrida no Sudão por Kevin Cárter

Nesta foto de 1993, por Kevin Cárter a figura esquelética de um bebe, totalmente desnutrido, recostando-se sobre a terra, esgotado pela fome e a ponto de morrer, enquanto num segundo plano, um abutre espreita e espera o momento preciso da morte do bebe.

Kevin Carter achou que não devia interferir, e a opinião pública mundial que deu o bebe como morto, criticou Kevin duramente.

Cárter acabou vencendo o prémio Pulitzer com esta imagem que o perseguiu e o levou ao suicídio aos 33 anos.

5 – Um almoço nas alturas

Esta foto foi uma das mais conhecidas fotografias do século XX, capturada em 1932, por Charles C. Ebbets, e mostra os trabalhadores na pausa para refeição no andar 69 do edifício Rockfeller Center quando este se encontrava em construção.

6- Fogo na rua Marlborough por Stanley J. Forman

Stanley J. Forman tirou esta fotografia enquanto trabalhava para o Boston Herald, tirada da parte de trás de um camião de bombeiro enquanto ocorria um incêndio na MarlboroughStreet.

Esta foto ganhou o prémio Forman e Pulitzer, além disso, convenceu Boston e várias outras cidades a introduzir leis de segurança contra incêndios mais abrangentes.

7- Criança no Uganda por Mike Wells

Esta imagem emotiva é de uma criança no Uganda, de mão dada com um missionário.

O forte contraste entre as duas pessoas serve como um lembrete do abismo existente na riqueza entre países desenvolvidos e os sub-desenvolvidos

Esta fotografia de Mike Wells, foi tirada para mostrar a extensão da fome em África.

8- Ataque de Napalm no Vietnam

Esta foto de uma jovem nua e aterrorizada que corre para o premiado fotógrafo Pulitzer, Nick Ut, tendo retirado a roupa em chamas no seu caminho.

Esta fotografia entrou na cultura popular como um símbolo do horror da Guerra no Vietnam.

Esta foto foi efetuada durante o bombardeio americano da aldeia de Trang Bang, Vietnam.

9 – Sharbat Gula na capa da National Geographic

Sharbat Gula foi fotografada quando tinha 12 anos pelo fotógrafo Steve McCurry, em junho de 1984.
No acampamento de refugiados Nasir Bagh do Paquistão durante a guerra contra a invasão soviética.

A sua foto foi publicada na capa da National Geographic em junho de 1985, devido a seu expressivo rosto de olhos verdes, e à ausência da Burca.

Esta capa da National Geographic converteu-se numa das mais famosas da revista e do mundo.

10- Racismo retratado por Elliott Erwitt

Por vezes esquecemos que o racismo esteve presente até bem perto dos nossos dias, Elliott Erwitt realizou algumas fotografias do século XX, que retratam tão bem esta realidade não tão longínqua.

Em 1950: bebedouros separados para brancos e negros na Carolina do Norte, Estados Unidos, esta fotografia é de Elliott Erwitt e retrata a segregação entre brancos e negros na década de 50 no referido estado.

 

Veja também outras galerias curadas por nós aqui

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *