Como Converter Formato Raw em Jpg

O formato RAW pode ser entendido como o negativo da era digital.

Vamos neste tutorial explicar porque pode ser entendido assim.

Como Converter Raw em Jpg

Significado do formato RAW

Quando fotografa com a sua DSLR O que acontece na câmera digital no exato momento da exposição é um processo físico envolvendo sensores fotossensíveis, que quando recebem luz geram energia elétrica.

Os sensores CCD (coupled-charge- device) ou os CMOS (complementary metal oxide semicondutor) compostos por seus milhões de pixels que os compõem recebem uma determinada quantidade de luz na altura do disparo e a partir disso, geram um sinal que será enviado a um processador.

Nesta altura os processadores interpretam os sinais enviados por cada pixel do sensor, e criam um mapa de todos os pontos.

Esse mapa é a imagem obtida pelo sensor na maioria das câmeras, durante a interpretação dos dados enviados pelos pixels, o processador da câmera aplica também diversos filtros e efeitos no mapa, gerando uma foto previamente tratada e quando isso ocorre, o arquivo criado é normalmente salvo em formato JPEG.

Mas a imagem sem os filtros aplicados pelo processador é a Imagem RAW, ou seja o Mapa da fotografia criada pelos milhões de pixeis em “Cru”

Por que os formatos RAW são melhores?

Na imagem Jpg a informação contida no “mapa” [RAW] criado pelo sensor é processada pela DSLR e comprimida para os ficheiros Jpg, acrescentando filtros e informações que vêm de definições de utilizador.

Estes processadores das DSLRs são no entanto limitados pelo que que as informações contidas no ficheiro Raw são muitas vezes perdidas ou sub aproveitadas.

Assim aconselha se a utilizar um PC, que tem melhor capacidade de processamento e Softwares dedicados de forma poder tirar melhor partido das informações contidas no ficheiro RAW.

Diversos Ficheiros RAW

Cada fabricante de maquina fotográfica usa um tipo de formato para armazenar as suas fotografias.

Nem todos os programas de edição conseguem abrir essas imagens, e estas ao serem abertas por um aplicativo compatível quase sempre não parecem tão boas ou interessantes, já que primeiro precisam ser tratadas ou “reveladas”.

Existem uma série de formatos Raw em função da marca de DSLR que usa como por exemplo o CR2, NEF e outros

Como cada fabricante de máquina fotográfica usa um sensor diferente, cada sensor monta as informações de sua captura de uma forma diferente e assim surge para cada fabricante um formato RAW.

E Ficheiros DNG?

O DNG (digital negative – negativo digital) não é um formato de arquivo de verdade, e sim um encapsulamento.

A Adobe criou esse padrão para facilitar o reconhecimento de formatos RAW antigos em aplicativos lançados recentemente, desde que o arquivo anterior tenha sido convertido para o padrão DNG.

Que software usar para edição RAW

Não são todos os programas de edição de fotografias que são capazes de trabalhar com ficheiros RAW.

Para trabalhar com este tipo de ficheiro é necessário um programa especial para tratar a imagem e posteriormente gravar em PNG, TIFF ou JPG.

O melhor programa para trabalhar RAW e também o mais famoso é o Lightroom da Adobe (ele permite abrir qualquer extensão RAW) e gravar como PNG, TIFF ou JPG no final da edição.

Além do Lightroom a Adobe também possui o Camera Raw, que é gratuito e faz os principais ajustes em imagens brutas e permite convertê-las em arquivos de formato normal.

O iPhoto é compatível com imagens em RAW, para quem usa Mac, apesar de ser bastante limitado em termos de edição.

Conversão RAW Online

O Google+ possui um editor integrado online que é baseado no antigo Picnik, ele aceita arquivos RAW e tem bastantes opções interessantes para processar as suas fotos.

 

Veja também Fotos HDR, Significado e como fazer

E então aprendeu sobre Como Converter Raw em Jpg? Conversão Online? Ficheiro DNG…

Deixe nos o seu comentário

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *