Como Fazer Time Lapse [ Tutorial Completo ]

O time lapse é uma técnica para fazer vídeos através da montagem de sequências de fotografias.

Neste artigo iremos ensinamos como utilizar esta técnica para contar as suas histórias.

Um curso de fotografia pode ser um bom investimento por forma que possa evoluir as suas técnicas fotográficas de forma apoiada.

Existem alguns cursos online ou com livros de apoio como é o caso deste disponível na plataforma Amazon do Brasil.

Tudo Sobre Como Fazer Time Lapse

O Que é

Time lapse é uma técnica de cinema que utiliza sequências de fotografia para contar determinados acontecimentos num espaço de tempo mais curto que o original.

As imagens são captadas ao longo de um espaço de tempo (por exemplo minutos), e são depois montadas de forma a serem vistas em outra escala temporal (por exemplo segundos).

Como Fazer Time Lapse

Várias fotografias são capturadas de forma independente e com intervalos de tempo fixos entre um quadro e outro.

Estes intervalos podem durar alguns segundos ou minutos, dependendo do efeito que se desejar gerar e dependendo também da velocidade do acontecimento que está acontecer.

Geralmente para acontecimentos rápidos são usados intervalos curtos entre imagens(0,5 seg ou 1 seg) e para acontecimentos mais lentos intervalos mais longos tipo 2 seg ou 5 seg poderão ser os ideais.

Esta relação temporal depende do que está a querer contar e da rapidez com que acontece, por exemplo, imagine um time lapse de uma semente a brotar e que esta poderá demorar 3 dias a brotar, os referidos 5 segundos entre fotos é por certo um período muito curto entre imagens.

Preparámos uma tabela para que se possa guiar no trabalho que vai executar:

Time LapseIntervalo
Deslocamento em veiculos0,5 seg
Bolinhos no forno1 seg
Nuvens rápidas, pessoas e carros em cidades2 seg
Nuvens normais a lentas, nascer e por do Sol5 seg a 10 seg
Deslocamento do sol ao longo do dia, sombras, Lua e estrelas30 seg
Movimento de plantas60 seg

Geralmente em time lapse de forma a obter filmes fluidos utiliza-se o valor de 24 -30 frames por segundo, o que quer dizer que serão 24 a 3o imagens por cada segundo de filme.

Como Fazer Time Lapse

Preparação

Dependendo da sequencia que vai montar deverá preparar a fixação da câmera de forma adequada.

Esta fixação pode ser em muitos dos casos um tripé com boa rigidez acompanhado de um disparador programador que lhe permita definir a quantidade de imagens a obter e o intervalo entre elas.

Se optar por utilizar uma GoPro ou similar, este tipo de equipamento possui uma série de acessórios de fixação assim como um relógio interno programável para fazer este tipo de serviço.

Escolha o acessório mais apropriado à historia que quer contar no seu Time Lapse e o tempo entre fotografias e inicie o seu trabalho.

Seja qual for a situação que optou para efetuar o seu Time Lapse não se esqueça de que deverá ter a carga nos equipamentos suficiente para a execução do serviço, assim como capacidade de armazenamento para a quantidade de fotografias que necessita para o que se propõe executar.

Não esqueça também que as regras de composição fotográfica se podem aplicar também aqui, seja num time lapse de nuvens em deslocamento numa paisagem ou de sombras em movimento ao longo de um dia de sol, pelo que aconselhamos também a leitura do nosso artigo Composição Fotográfica, Regras e Principios

Software

Uma vez obtidas as imagens que necessita, prepare a sua sequencia de imagens.

Aconselhamos a usar um software para sequenciar as imagens numericamente.

Pode fazer esse serviço por exemplo com o Advancedrenamer que é um software grátis que permite o tratamento por batch segundo várias regras dos seus ficheiros.

A seguir poderá usar qualquer um dos seguintes softwares para a obtenção da sua sequencia time lapse.

  • Photoshop
  • GoPro Studio 2.0
  • Camtasia

Veja no nosso canal o seguinte tutorial youtube de como fazer Time Lapse em Photoshop e meta mãos à obra.

No Iphone

Alguns iPhone tem uma função para executar time lapse.

Quando entrar em modo time-lapse e tocar no botão de disparo, a câmara tira fotografas periodicamente, em intervalos de tempo selecionados, até voltar a tocar no botão de disparo.

Os vídeos assim criados são perfeitos para partilhar com os seus amigos. Veja abaixo como fazer Time Lapse no iPhone de forma fácil…

Veja também os nosso artigo Dicas GoPro, Produção com Action Cam

E então, já ficou a saber mais sobre como fazer Time Lapse, o que é, preparação, software, etc…?

Deixe nos o seu comentário

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *