Como Limpar Lente de Câmera, Espelho, Sensor, … Sem Estragar

A limpeza do seu material fotográfico é de extrema importância para a obtenção de fotografias de qualidade, assim já se deve ter perguntado a si mesmo como limpar lente de câmera ou outro componente não é mesmo?

Qualquer poeira, fio de fibra ou mesmo impressão digital pode arruinar uma fotografia, o seu equipamento deve estar sempre limpo e pronto a tirar fotografias.

Como Limpar Lente de Câmera e Outro Material

As operações de limpeza de equipamento fotográfico devem ser efetuadas com mãos limpas e em ambientes limpos de forma haver o mínimo de possível contaminação dos elementos fotográficos.

Corpo da Máquina

Neste elemento a sujidade é mais visível é a que está no exterior da câmara.

Embora esta possa não interferir diretamente na qualidade das fotografias obtidas, a máquina deve apresentar-se limpa por fora e por dentro.

Lembre-se de que a sujidade no exterior da máquina pode ser a primeira responsável por entrar sujidade dentro do corpo do equipamento.

Como fazer?

Com o corpo da máquina devidamente fechado, ou com uma lente colocada e tapada, faça uma limpeza superficial, que removerá a sujidade depositada.

Esta limpeza pode ser feita com um pincel como por exemplo os que se usam em maquilhagem, com um pano, uma cotonete ou uma bomba de ar que geralmente é vendida em kits de limpeza para fotografia.

como limpar lente de câmera

 

 

Remova todos os elementos extra, com exceção das tampas das lentes) e limpe todas as ranhuras.

Caso exista sujidade mais entranhada ou difícil de remover, humedeça um pano macio, sem pelo, ou uma cotonete num pouco de água destilada e tente de novo

Estes equipamentos não costumam ser estanques, pelo que aconselhamos que tenha cuidado com a quantidade de água que usa…

Posteriormente, e de forma cuidada, remova a lente ou tampa que estejam na máquina e assim conseguir limpar os contactos.

Os contactos são os pontos de metal que servem para o corpo comunicar com as objetivas e assim poder trabalhar todo o processo do equipamento que resulta em fotografias.

Limpe-os com uma cotonete e pressione o mínimo possível.

Igualmente com uma cotonete para limpe o interior da máquina, efetue uns sopros com a bomba de dar para remover possíveis fios de fibra e pó que não estejam “agarrados” ao equipamento.

Sensor

Limpeza automática

Muitos equipamentos possuem uma opção no menu, para fazer a limpeza de sensor, não se esqueça de o efetuar periodicamente.

Esta limpeza remove poeira que se possam depositar sobre o sensor e que com o tempo se acumulam e baixam a qualidade de suas imagens.

Faça esta operação de limpeza pelo menos de 3 em 3 meses.

Limpeza manual

Por vezes o equipamento não possui sistema de limpeza automática ou é mesmo necessária uma limpeza manual, e esta pode ser feita a este elemento.

Para isso deverá ter uma opção que recolhe o espelho para limpeza do sensor no menu de seu equipamento.

Deverá soprar o sensor e áreas circundantes com a bomba de ar e com a máquina virada para baixo.

Com uma lupa iluminada, especial para o efeito, verifique o sensor e a quantidade de poeira que necessita ser removida.

Remova com escovas especiais para este processo e de forma suave de um lado ao outro continuamente, vá verificando a eficácia da limpeza com a lupa até obter um sensor livre de partículas.

 

Se continua a ter partículas no sensor que não consegue retirar pode pesquisar por mais algumas ferramentas que podem ser utilizadas, mas aconselhamos a procurar ajuda de um profissional.

Espelho

Tranque o espelho no menu do equipamento para limpeza e utilize o mesmo processo descrito para o sensor.

Lentes

É bastante fácil aprender como limpar lente de câmera sem ter qualquer estrago, sendo algo bastante importante porque este é um dos componentes mais caros que terá no seu arsenal de equipamentos.

Fungos

Quanto a eliminação de fungos de lentes fotográficas só é possível com uma limpezas a sério o que implica, desmontar a lente peça por peça.

Não aconselhamos a fazer esse trabalho pelas próprias mãos a não ser que saiba o que estás a fazer.

Para este tipo de limpeza aconselhamos o envio a uma loja. representante ou oficina da marca.

Não é aconselhável armazenar lentes com fungos juntamente com outras boas, visto estes fungos poderem passar para as lentes que estão boas.

Se as suas lentes estão a ficar com fungos deverá rever o seu local de armazenagem, pois certamente estas não estão a ser armazenadas sob as condições corretas.

Manual

Limpar as lentes deve ser feito com um kit de limpeza do tipo que já foi referido neste artigo.

Este trabalho pode ser feito de forma seca, através de sopros, cotonetes e escovas mas também pode fazer uma limpeza húmida com um spray adequado à limpeza de lentes, a humidade deverá ser toda removida com o pano e cotonetes.

Esta limpeza húmida é geralmente usada para retirar impressões digitais e gorduras ou salpicos secos que possam ter ido de alguma forma parar nas suas objetivas.

Feche a lente no final da limpeza e mantenha em local seco.

Veja também o nosso artigo sobre Efeitos Photoshop

E então, já aprendeu como limpar lente de camera, espelho, sensor e outros componentes da sua máquina?

Deixe nos o seu comentário

1 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 51 vote, average: 5,00 out of 5 (1 votes, average: 5,00 out of 5, rated)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *