Composição Fotográfica, Regras e Principios

Após dominar os parâmetros de disparo da sua máquina fotográfica , deverá dominar a composição fotográfica da imagem que deseja executar.

Existem alguns princípios a considerar antes de fazer o disparo e obter uma boa composição fotográfica e é deles que vos vamos falar hoje.

Deixamos uma sugestão literária subordinada ao tema deste artigo e que se encontra disponível na Plataforma Amazon.

Composição Fotográfica Regras

Princípio dos terços

Este princípio coloca os elementos fotografados ou relevantes para a composição da imagem num dos pontos gerados pela divisão mental da imagem em 3 terços verticais e 3 terços horizontais, que origina 9 quadrados, sendo que os elementos de interesse deverão ser colocados num dos 4 cantos do quadrado central.

Princípio dos números ímpares

Este dita que objetos agrupados em numero ímpar, geralmente de baixo valor, 1, 3 ou 5 são mais agradáveis em termos de composição para o olho humano.

A tendência de agrupar em pares é comum no olho humano pois este procura a estabilidade de simetrias, contudo a instabilidade dos números ímpares pode ser interessante.

Há também outro aspeto a referir, isto é, se tivermos 3 elementos fotografados na mesma linha, a tendência do observador recairá sobre o objeto do meio contrariamente a objetos fotografados em número par que remetem o olhar para espaços vazios na sua linha de simetria.

 

 

Simplificação e espaços negativos

O espaço negativo (ou em branco) é o espaço ao redor do elemento fotografado (espaço positivo), pelo que esta técnica utiliza este espaço para que os olhos possam “descansar”, não permitindo que a imagem fique sobrecarregada e atraindo a atenção para onde o fotógrafo deseja.

A utilização de grandes espaços negativos remete-nos para o minimalismo que, pela sua simplicidade, consegue composições fortes.

Preste atenção neste caso em que o autor força por edição a existência de espaço negativo.

 

Tipos de enquadramento

Neste ponto vamos nos apoiar no cinema americano, e transpor para a fotografia, que criou três tipos básicos de planos de enquadramento

Estes planos de enquadramento resolvem, de forma tosca e básica, a maioria dos nossos problemas de enquadramento.

Vamos considerar que a câmera está utilizando possui uma objetiva normal e que esta “vê” as coisas da mesma forma que um olho humano.

PLANO ABERTO ou “LONG SHOT”

A câmera está distante do objeto, de modo que ele ocupa uma parte pequena do cenário.

PLANO MÉDIO (“MEDIUM SHOT”)

A câmera está a uma distância média do objeto ou sujeito retratado, assim este ocupa uma parte considerável do ambiente, mas possui ainda espaço ao seu redor.

PLANO FECHADO (“CLOSE-UP)

A câmera está bem próxima do objeto, de modo que ele ocupa quase todo o cenário, sem deixar grandes espaços à sua volta.

 

Veja também o nosso artigo sobre Fotografia de paisagem Natural

E então? Ficou a saber mais sobre composição fotográfica? Simplificação, espaços negativos, princípio dos números ímpares, princípio dos terços, Tipos de enquadramento …

Deixe nos o seu comentário

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *