Como Fazer Efeito Bokeh Com e Sem Photoshop

Composto pelo espaço negativo da imagem que se encontra desfocado, este efeito forma fundos de belo efeito e é fácil de obter em locais que proporcionem múltiplas luzes e é obtido forçando um fundo fotográfico desfocado.

Efeito Bokeh

O que é?

Chama-se efeito Bokeh ao espaço formado por luzes desfocadas em background, geralmente estas luzes de bonito efeito tomam a forma do orifício de entrada de luz no equipamento fotográfico.

Assim quantas mais laminas tiver o diafragma da lente, mais circulares serão as formas obtidas neste efeito.

Diafragmas

Diferentes lentes produzem um desfoque diferente, este efeito depende da quantidade e formato das lâminas do diafragma da lente.

Como Fazer

Para conseguir o efeito Bokeh facilmente é preferível usar lentes que tenham uma abertura grande como f/1.4 ou f/1.8 e uma das melhores lentes para isso é a 50mm.

Procure um locais com várias fontes de luz diferentes no fundo, e se tiverem de cores diferentes melhor, pois obterá um Bokeh colorido.

Configure a sua DSLR com a maior abertura possível, e aumente a distância entre a modelo ou objeto fotografado e o fundo de forma a aumentar o desfoque e consequentemente o Bokeh.

Com lentes mais longas que a 50 mm também é possível conseguir este efeito, o segredo está em posicionar-se o mais longe possível do assunto, e quanto mais distante o assunto estiver do fundo, melhor.

As teleobjetivas são ótimas para deixar o fundo desfocado, contanto que exista uma distancia considerável entre fotografo, modelo e fundo.

 

Personalizado

Para conseguir fazer um efeito Bokeh personalizado obtendo formatos diferentes, arranje uma cartolina preta e tesoura.

Recorte um círculo cartolina como a dimensão do diâmetro da lente que irá utilizar e de forma a que cubra toda a lente.

Depois recorte no centro a forma que deseja obter no efeito Bokeh.

O tamanho do buraco vai depender da lente que utilizar, e nesse aspeto não tem segredo, deverá procurar a medida certa por tentativa e erro.

Bokeh app para Android

Outra das formas de obter este efeito, por exemplo, em fotografias de telemóvel é instalar uma das diversas aplicações disponíveis que fazem este efeito, como por exemplo o Insta bokeh : blend camera

Nesta aplicação poderá fazer um “blend” de bokeh com as suas fotografias e obter o tão desejado efeito.

No Photoshop

Uma das formas de fazer efeito bokeh no photoshop é por exemplo, seguir o nosso tutorial de como retirar o fundo a uma fotografia.

Guia de aprendizagem Photoshop CC na Amazon

Após retirar o fundo à imagem procure um fundo bokeh de livre utilização, por exemplo em Pixabay.com e aplique o mesmo na sua fotografia.

 

Subscreva o nosso canal Youtube para mais tutoriais em vídeo aqui

E então aprendeu sobre efeito Bokeh, respectivamente o que é, a melhor lente, como fazer no Photoshop e sem, personalizado, etc…?

Deixe nos o seu comentário

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *