Erros Comuns Com a Câmara Fotográfica

Desde a forma como segura a câmara fotográfica até algumas configurações do equipamento, neste artigo iremos falar nos erros comuns com a sua câmara fotográfica.

Fotografar é um pouco como conduzir, existem vícios que se criam na utilização da câmara fotográfica, quanto mais cedo os corrigir mais fácil será evoluir nos seus trabalhos.

Erros Comuns Com a Câmara Fotográfica

Segurar a câmara fotográfica incorretamente

A forma como se segura a câmara fotográfica é de extrema importância.

O correto posicionamento das mãos deve facilitar o acesso aos comandos e ajustes necessários na altura de efetuar a fotografia.

A forma como posiciona os braços deve ajudar na fixação e reduzir ao máximo vibrações e oscilações que possam ter influência na qualidade final da sua imagem.

Balanço de brancos em automático ou mal ajustado

A luz tem diferentes temperaturas de cor. Estas mudam ao longo do dia, e dependem também do emissor, desta forma entender o balanceamento do branco e como trabalhar com ele na sua DSLR é fundamental para conseguir fotos equilibradas no que diz respeito à cor.

Este é um erro muito comum entre alguns fotógrafos iniciantes, não dominar o balanceamento dos brancos ou trabalhar com o mesmo em automático retira qualidade ás suas imagens.

O olho humano e o nosso cérebro no processamento de cores ajusta se para perceber o que deve ser branco em uma cena, uma câmara não, precisa de ajuda.

Para saber mais sobre este assunto leia o nosso artigo Balanceamento do Branco [ Temperaturas de Cor ]

Limpeza da câmara fotográfica deficiente ou inexistente

A limpeza de todo o seu material fotográfico é de importância vital para a qualidade de suas imagens para o tempo de vida de seus equipamentos.

Alguns fotógrafos iniciantes desconhecem este fato, pelo que este é um erro bastante comum.

Para saber mais sobre este assunto leia o nosso artigo Como Limpar Lente de Câmera, Espelho, Sensor, … Sem Estragar

 

Fotografar no modo errado

A sua câmara fotográfica possui vários modos, todos têm uma razão de ser, deverá saber tirar partido dos mesmos para obter o tipo de fotografia que pretende realizar.

 

Para saber sobre como usar a sua câmara fotográfica leia sobre este assunto no nosso artigo Como Usar a Máquina Fotográfica

Não trabalhar com Ficheiros Raw

Quando fotografa com a sua DSLR O que acontece na câmera digital no exato momento da exposição é um processo físico envolvendo sensores fotossensíveis, que quando recebem luz geram energia elétrica.

Os sensores CCD (coupled-charge- device) ou os CMOS (complementary metal oxide semicondutor) compostos por seus milhões de pixels que os compõem recebem uma determinada quantidade de luz na altura do disparo e a partir disso, geram um sinal que será enviado a um processador.

Nesta altura os processadores interpretam os sinais enviados por cada pixel do sensor, e criam um mapa de todos os pontos.

Esse mapa é a imagem obtida pelo sensor na maioria das câmeras, durante a interpretação dos dados enviados pelos pixels, o processador da câmera aplica também diversos filtros e efeitos no mapa, gerando uma foto previamente tratada e quando isso ocorre, o arquivo criado é normalmente salvo em formato JPEG.

Mas a imagem sem os filtros aplicados pelo processador é a Imagem RAW, ou seja o Mapa da fotografia criada pelos milhões de pixeis em “Cru”

Por que os formatos RAW são melhores?

Na imagem Jpg a informação contida no “mapa” [RAW] criado pelo sensor é processada pela DSLR e comprimida para os ficheiros Jpg, acrescentando filtros e informações que vêm de definições de utilizador.

Estes processadores das DSLRs são no entanto limitados pelo que que as informações contidas no ficheiro Raw são muitas vezes perdidas ou sub aproveitadas.

Assim aconselha se a utilizar um PC, que tem melhor capacidade de processamento e Softwares dedicados de forma poder tirar melhor partido das informações contidas no ficheiro RAW.

Para saber mais sobre este assunto consulte o nosso artigo Como Converter Formato Raw em Jpg

Não usar os equipamentos e acessórios necessários

A utilização dos acessórios fotográficos dependendo do trabalho que executa é de extrema importância.

Por exemplo tente fazer uma fotografia de longa exposição ou de obturação lenta sem tripé e entenderá do que estamos a falar.

Equipe-se e use os equipamentos adequados para os trabalhos que deseja realizar.

Para saber qual os equipamentos que recomendamos veja o nosso artigo Quais Acessórios Fotografia Devo Comprar? [ Principiante a Avançado ]

E então aprendeu sobre Erros Comuns Com a Câmara Fotográfica?

Deixe nos o seu comentário é importante para nós.

Boas Fotos!

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *