Fotografia de Paisagem Natural

A fotografia de paisagem é um dos tipos de fotografia mais realizados, seja por fotógrafos amadores ou profissionais.
Neste artigo ensinaremos tudo o que necessita saber para tirar fotografias de paisagens deslumbrantes.

Também dento do tema fotografia aconselhamos a leitura do Livro Leia isto se quer tirar fotos incríveis disponível na plataforma Amazon do Brasil.

Fotografia de Paisagem

Definição

É um tipo de fotografia de natureza na qual são captados cenários naturais.

De forma a captar fotografias com o maior panorama possível costumam utilizar-se objetivas grande angulares e aberturas muito reduzidas para poder trabalhar a maior profundidade de campo possível.

Como fazer

Geralmente em fotografia de paisagem utilizam-se valores de ISO baixos de forma a obter o menor ruído possível que conjugados com aberturas pequenas (por exemplo f/22) e assim obter a maior profundidade de campo possível.

A utilização de ISO’s baixos que são pouco sensíveis à luz combinados com uma abertura pequena (diafragma da lente está mais fechado) poderá levar a ser necessário tempos de exposição mais longos para obter a sua fotografia.

Desta forma aconselhamos à utilização de tripés robustos de forma a obter imagens estáticas.

Material

O material que os fotógrafos mais usam em fotografia de paisagem

  • Bolha de nível dupla

Este acessório fotográfico encaixa-se na sapata do flash, garantindo que a máquina está nivelada na horizontal e na vertical, a utilização deste acessório não dispensa no entanto a verificação visual dos horizontes antes do disparo.

  • Comandos de disparo

Este permite efetuar o disparo sem ter contacto com a câmara, assim evitando fotos tremidas nas longas exposições.

Uma das formas de não ter contacto com a maquina é optar por efetuar o disparo com o temporizador da câmara e assim evitar a trepidação.

  • Tripé

Existem vários modelos, tipos e marcas, neste acessório deverá procurar como fator crucial a rigidez estrutural uma vez que o vento por vezes pode fazer mover o tripé.

  • Filtros fotográficos

Filtros

Filtro Polarizador Circular

Este filtro elimina reflexos de superfícies não metálicas e proporciona cores mais intensas assim como um maior contraste.

Este filtro para acentua o azul do céu, intensifica as cores da vegetação e revela elementos que se encontram debaixo de água.

Filtro de Densidade Neutra

Filtro escuro igualmente opaco a todas as cores do espetro e que, portanto, não afeta as cores finais da imagem. Utiliza-se para aumentar o tempo de exposição e captar movimentos de água e nuvens.

Filtro Graduado de Densidade Neutra

Com este Filtro consegue-se equilibrar diferenças de luz existentes entre o que está acima e abaixo da linha do horizonte, pois geralmente existe sempre mais luz no céu.

A parte superior o filtro é escuro e opaco enquanto que na parte inferior é totalmente transparente.

As nuvens na fotografia

Quando sair para fotografar, não se esqueça de verificar a meteorologia, pois as imagens de paisagem natural ficarão bem mais dramáticas com nuvens.

Não há nada pior do que um dia de céu limpo em fotografia de paisagem.

Com mau tempo a possibilidade de captar transições de luz ou ate mesmo um arco íris serão maiores e as suas imagens ganharão outra dimensão.

Lentes

Conforme já foi dito as lentes grande angular são interessantes para este tipo de fotografia.

Devido a sua amplitude angular conseguem captar as paisagens naturais em quase toda a sua panorâmica.

Lentes para Nikon

Nikon 10-20mm F4.5-5.6G VR AF-P DX

Esta lente assim como a sua concorrente Canon é compacta, leve pelo que possui o design ideal para viagens, com ela vai captar fotografias de paisagens maravilhosas, sejam elas naturais ou urbanas.

AF-S DX NIKKOR 18–55mm f/3.5–5.6G VR II

Concebida para utilização com as SLR de formato DX da Nikon, esta objetiva é ideal para tirar fotografias de aplicações gerais, e uma opção barata para boas fotos de paisagem que não esquece outros tipos de fotografia.

Lentes para Canon

Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM

Esta lente é compacta, leve pelo que possui o design ideal para viagens.

Esta lente grande angular aumenta o impacto das paisagens, sejam elas naturais ou urbanas.

EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II

Compacta e económica, a EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II é uma lente com zoom standard ideal para aplicações gerais, e uma opção barata para boas fotos de paisagem que não esquece outros tipos de fotografia.

O estabilizador de imagem de quatro pontos proporciona um excelente desempenho em condições de pouca luz.

Com Smartphone

Hoje em dia quase todos nós temos uma maquina fotográfica no bolso com os nossos SmartPhones, deverá perder um pouco de tempo para aprender os recursos do seu telefone.

Explore os menus, conheça as capacidades e limitações da câmera do seu telefone e aproveite todas as suas potencialidades.

Aprenda a trabalhar com o ISO e ajustes manuais do smartphone.

Existem hoje em dia acessórios com paralelismo na fotografia profissional para utilização em telemóveis / celulares, e eles podem fazer a diferença na obtenção de maravilhosas fotografias de paisagem.

Veja também Fotografia Macro / Macrofotografia [ Guia Completo ]

 

E então aprendeu sobre Fotografia de Paisagem Natural? Definição, material, lentes, como fazer?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe nos o seu comentário

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *