Fotografia – O que é o diafragma numa lente?

Se é um iniciante em fotografia, já deve ter ouvido falar em diafragma, abertura de diafragma ou orifício do diafragma.

Diafragma

O que é?

O diafragma , também conhecido como íris, em fotografia é um sistema mecânico de laminas que abre e fecha formando um orifício de entrada de luz para o interior do equipamento fotográfico, conforme a regulação definida pelo fotografo.

Este posicionamento de laminas do sistema forma aquilo a que chamamos diâmetro de abertura das lentes.

Este diâmetro define a quantidade de luz que entrará na câmera fotográfica (DSLR), até o sensor.

Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva e maior aptidão tem para captar luz.

A um diafragma mais aberto equivale mais luz e menor é o seu numero, ou seja um f mais pequeno

A um diafragma mais fechado equivale menos luz e maior é o seu numero, ou seja um f maior

A determinação da abertura do diafragma é feita por meio de uma nomenclatura própria, denominada escala de números F/STOP.

Escala de números F/stop

O ajuste F-Stop é a configuração que faz com que a câmera controle a quantidade de luz que entra através da lente. Para fazer o “movimento” de captura, a DSLR possui uma mecânica que imita o comportamento do olho humano para registar as imagens com a iluminação adequada.

Esses mecanismo é simulado pelo diafragma, este vai definir a quantidade de luz permitida, e a abertura, que é por onde a luz entre de fato.

A escala F, possibilita aumentar ou diminuir a quantidade de luz que será usada para fazer a fotografia.

Quanto maior for o número f , menor é a quantidade de luz a ser transmitida à objetiva, e menos luminosa é a imagem que se formará.

Esta escala apresenta se da seguinte forma: f/1, f/1.4, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32, f/64.

Abertura diafragma e profundidade de campo [ DOF- “Depth of field” ]

A abertura de uma lente, é um engenhoso produto de engenharia mecânica, este mecanismo permite uma entrada de tamanho variável no caminho ótico da luz,

Este mecanismo pode ser utilizado para controlar a quantidade de luz que passa através da lente.

A abertura da lente em conjunto com a velocidade do obturador são os dois principais meios para controlar a exposição de uma fotografia.

Ou seja para uma dada velocidade de obturação será necessária uma determinada luminosidade para permitir que chegue a quantidade de luz perfeita e assim obter uma boa exposição no plano do sensor de imagem.

O tamanho da entrada permitida pela abertura do diafragma dita o quão “colimada” [ processo de tornar paralelas, e com a maior precisão possível, as trajetórias dos feixes de luz ] é a luz que passa através da lente e esta afeta diretamente a profundidade de campo.

Por isso o controlo da abertura e da velocidade do obturador cria imagens com o aspeto que se pretende.

O que influência

A profundidade de campo é o intervalo de distâncias em relação à câmara dentro do qual os objetos ou sujeitos fotografados surgem com nitidez.

Existem casos em que a de profundidade de campo é reduzida, ou seja as distancias de focagem em relação à câmara são de apenas alguns milímetros.

Noutros casos como por exemplo em algumas fotografias de paisagem a profundidade de campo é muito grande, e tudo está focado nitidamente, desde a frente da câmara até uma distância de muitos quilómetros.

Conseguir controlar a profundidade de campo é uma das técnicas mais úteis à sua disposição para captar fotografias criativas e a abertura de diafragma da lente influência o mesmo.

Assim é útil ao fotografo ter conhecimento que para aberturas maiores de diafragma resultam profundidades de campo mais curtas e que por isso, se pretender uma fotografia de retrato com um belo fundo desfocado, irá querer definir a abertura no máximo.

Há no entanto outros fatores em jogo que o fotografo deve ter em mente, como por exemplo que as lentes com distâncias focais maiores têm profundidades de campo mais curtas.

 

Veja também Fotografia de Paisagem Natural

E então aprendeu sobre Fotografia – O que é o diafragma numa lente? Profundidade de campo (DOF), números F/stop?

Deixe nos o seu comentário

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *