Como Usar a Máquina Fotográfica

Como usar a máquina fotográfica que adquiri recentemente?

A quantidade de menus e opções hoje em dia numa máquina fotográfica DSLR, pode levar a algum desespero para quem recentemente adquiriu o equipamento, neste artigo ensinamos a como usar a sua maquina fotográfica.

Desta forma hoje vamos dar algumas dicas para se iniciar no apaixonante mundo da fotografia.

Um curso de fotografia pode ser um bom investimento por forma que possa evoluir as suas técnicas fotográficas de forma apoiada.

Existem alguns cursos online ou com livros de apoio como é o caso deste disponível na plataforma Amazon do Brasil.

Como Usar Máquina Fotográfica [ Nikon e Canon ]

Modos de fotografia

O número e tipo de modos varia de modelo para modelo e de marca para marca, sendo que neste artigo vamos centrar-nos naqueles 4 modos que mais se utilizam e que são comuns em todos os equipamentos.

Modo de prioridade a abertura

Neste modo o fotógrafo define a velocidade de obturação que necessita para o assunto em causa e a máquina define a abertura de diafragma para obter a exposição ideal.

De forma a saber como usar a maquina fotográfica em questões de abertura de diafragma leia o artigo sobre o que é o diafragma de uma lente e para que serve.

Modo de prioridade a velocidade

Neste modo o fotógrafo define a abertura que necessita para o assunto em causa e a máquina define a velocidade de obturação para obter a exposição ideal.

Modo Manual

O fotógrafo define a abertura e velocidade de obturação do equipamento.

Modo automático

O equipamento define todas as condições para a exposição ideal.

Sensibilidade ISO

A sensibilidade ISO não é mais do que a permeabilidade à entrada de luz no sensor, pelo que quanto maior for o ISO maior será a exposição. De notar que o aumento de sensibilidade reduz a qualidade da imagem.

De forma a poder a prender como usar a maquina fotográfica em questões de ISO leia o artigo sobre Sensibilidade ISO em fotografia

Equilíbrios de brancos

Esta afinação depende da fonte emissora de luz para o assunto fotografado, pelo que deve ser selecionada o correto tipo de emissor e por vezes fazer pequenas correções de valores para calibrar o sensor.

Uma má calibragem deste parâmetro é responsável por fotografias com tons estranhos como azulados ou esverdeados.

De forma a poder a prender como usar maquina fotográfica em questões de balanceamento de brancos, leia também o artigo sobre balanceamento do branco e temperatura de cor.

Modos de focagem

De forma a poder a prender como usar a maquina fotográfica deverá dominar os modos de focagem, estes geralmente são:

Modo de ponto – One-Shot AF (Canon), AF-S (Nikon)

Neste modo, o fotógrafo escolhe o ponto onde a lente acoplada na máquina fotográfica deverá focar. Neste método se a distância entre o objeto fotografado e a máquina se alterarem, a imagem será desfocada.

Modo contínuo único – AI Servo AF (Canon), AF-C (Nikon)

Este modo é similar ao modo de ponto único, na medida em que se pode escolher o ponto onde a focagem deverá ser efetuada, mas se a distância entre eles se alterar, a máquina corrige a focagem para aquele ponto.

MODO AUTOMÁTICO AI Focus AF (Canon), AF-A (Nikon)

A máquina fotográfica decide o que focar e se segue ou não o objeto sozinha.

MODO MANUAL – MF

Presente em máquinas fotográficas com a capacidade de desligar a focagem, quer por seleção em menu, ou por botão externo e a focagem passa a ser feita com a mão na própria lente.

E então? Ficou a saber mais sobre Como Usar Máquina Fotográfica profissional? Nikon e Cânon em MODO MANUAL – MF, MODO AUTOMÁTICO, Modo continuo único, Modo de ponto – One-Shot AF, Equilíbrios de brancos, ISO…

Deixe nos o seu comentário

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
1 Comment
  • Carlos Poças

    Como fotógrafo amador iniciado preciso de informações técnicas.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *