História da fotografia, 3 princípios em que se baseia

A história da fotografia remonta a 350 a.C., evolui de experiências de químicos e alquimistas e da conjugação de princípios por estes descobertos no decorrer da sua evolução.

Se gosta de fotografia e de se manter informado e tem uma atitude de proatividade face a formação pessoal.

Verifique este curso de fotografia que pode ser um bom investimento por forma que possa evoluir as suas técnicas fotográficas de forma apoiada.

Existem alguns cursos online ou com livros de apoio como é o caso deste disponível na plataforma Amazon do Brasil.

História da fotografia

3 princípios em fotografia:

1 – O PRINCÍPIO DA CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO
2 – O PRINCÍPIO DA FOTO SENSIBILIDADE
3 – OS PRINCÍPIOS DA ÓTICA

O princípio da câmara escura de orifício

O princípio da câmara escura de orifício aparece pela 1.ª vez descrito por Aristóteles (384-322 a.C.) relativamente à formação de imagens pela passagem de luz em pequenos orifícios.

Leonardo da Vinci (1452 -1519) descreve pela primeira vez de forma precisa o fenómeno.

Inicialmente este fenómeno era observado em salas escuras (daí o nome câmara) e com um pequeno orifício numa parede por onde a luz passava, formando imagens na parede contrária do que se encontrava no exterior, mais tarde utilizariam caixas e lentes de forma a melhorar a nitidez das imagens formadas.

A intensificação do estudo da câmara escura nos séculos XVII e XVIII levou ao desenvolvimento de câmaras escuras de diversas formas e aspetos.

Estas eram utilizadas para projetar transparências e desenhos da época. O seu campo de aplicação foi também alargado, uma vez que desenhadores e artistas passaram a utilizar estes dispositivos para copiar as imagens formadas para os seus quadros e com a introdução das lentes nas caixas permitindo maior nitidez.

A montagem destas caixas sobre carris de forma a efetuar ajuste de escala foi também introduzida nesta época.

Nesta altura a voracidade de ver e olhar era imensa, e talvez ainda o seja no dias que correm se pensarmos bem. Também é nesta altura que surgem avanços em lunetas, telescópios e microscópios e câmaras escuras que alimentavam a crescente necessidade do homem ver e tentar entender o que o rodeia desde o micro ao macro. E nesta altura inicia-se a cultura do visual, que ainda hoje nos acompanha.

O princípio da foto sensibilidade

Desde o aparecimento da câmara escura que os estudiosos tentavam arranjar uma forma de fixar a imagem num suporte físico, mas só quando o alemão Johann Heinrich Schulz, em 1727, publicou resultados de seus estudos onde constava relatos de folhas de papel tratadas com nitrato de prata que enegreciam quando expostas à luz é se deu o primeiro grande passo para atingir esse objetivo.

Heinrich sem saber tinha dado a resposta que tantos procuravam ao tentar fabricar pedras luminosas de fósforo.

Seria mais de 70 anos depois que o inglês Thomas Wedgewood, em 1802, descreveria um processo similar ao de Schulze para copiar gravuras e embora tenha aplicado os princípios da foto sensibilidade para a formação de imagens, este falharia na tentativa de encontrar um agente estabilizador que fixaria as imagens criadas. No entanto nesta altura ele desconhecia outra importante descoberta que tinha sido feita em 1777 pelo químico Karl Wilhem Scheele, o amoníaco poderia ser utilizado como elemento de fixação das imagens.

Os princípios da ótica

Não se sabe ao certo em que momento se começaram a introduzir as lentes nas câmaras escuras para substituir o orifício, mas este passo foi de tremenda importância para a qualidade das imagens obtidas pela sua nitidez e brilho.

As lentes convergentes são as mais antigas que conhecemos, pensa-se que terá sido o Veneziano Daniel Bárbaro que terá colocado uma lente convergente numa câmara escura no seculo XV. No entanto os grandes avanços na área da ótica só terão sido obtidos nos séculos XVII e XVIII, altura em que as ideias de Copérnico eram avidamente discutidas e as lunetas e os telescópios seriam já muito populares.

Daniel Bárbaro

 

Veja também Sensibilidade ISO em Fotografia

E então? Ficou a saber mais sobre História da fotografia e os 3 princípios em que se baseia? Os princípios da ótica, O princípio da foto sensibilidade, O princípio da câmara escura de orifício…

Deixe nos o seu comentario

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *