Tudo Sobre Lentes Macro

As lentes macro são projetadas especificamente para proporcionarem um desempenho ótico perfeito na focagem de objetos muito próximos, estas deverão oferecer mais nitidez a curta distância.

Lentes Macro

Características

A Lente macro é uma lente capaz de ajustar o foco para objetos muito próximos e reproduzi-los em tamanho real no sensor da DSLR.

O ideal numa lente macro é que o nível de magnificação da lente macro verdadeira seja de 1:1 ou 1x.

Ou seja, o tamanho do objeto no sensor da câmera é igual ao seu tamanho na vida real.

Convencionou-se no entanto chamar de macro todas as lentes que ofereçam magnificação de seja de 1x ou 0,5x

Utilização

Estas lentes são utilizadas para fazer macrofotografia geralmente de:

  • Insetos: As Lentes Macro são utilizadas para fotografar insetos, aranhas e outros pequenos animais, em seu ambiente natural ou em estúdio.
  • Flores e folhas: Estas lentes são também excelentes para fotografias ao mundo vegetal, pois consegue-se com elas capturar pequenos detalhes em folhas e flores que escapam geralmente ao observador comum.
  • Detalhe: Alguns detalhes dos objetos do nosso quotidiano quando fotografados com uma lente macro revelam a sua beleza e complexidade. Esta pode ser utilizada para fazer ressaltar pormenores de produtos em fotografia publicitária.

As Melhores Lentes Macro

Este é um assunto delicado uma vez que existem muitos sistemas de lentes, para diferentes marcas de maquinas e diferentes formas de fotografar, faremos uma breve abordagem a este tema.

Cabe no no entanto ao fotografo pensar e investigar sobre o tipo de fotografia que deseja fazer, o orçamento e material que possui e como deseja fazer as suas fotos macro.

Para Nikon

AF-S DX Micro NIKKOR 85mm F3.5g ED VR Macro

Esta é uma escolha que vale a pena, a tecnologia desta lente Nikon oferece fotos de close-up consistentes.

Também serve para retratos e outros tipos gerais de fotografia permitindo que você consiga imagens nítidas de tamanho real (1: 1)

Esta lente nas fotos macro oferece detalhes muito requintados, em fotografia de natureza em close-up, a nitidez é cativante e o bokeh de fundo é misteriosamente bonito.

Nikon 200mm f/4 AF-D

Possui ultra definição em todas as distâncias, sem distorção e bastante resistente, metade do barril é o anel de foco, possui muita distância de trabalho entre o fotografo e o assunto.

Nikon 70-180mm f/4.5-5.6 AF Micro

Excelente lente Macro da Nikon com Zoom, AF preciso mas lento.

A velocidade de AF pode ser lenta, mas lembre-se de que ela se concentra muito mais do que qualquer outro zoom 80-200 e no uso para macro o foco efectua se manualmente a maior parte das vezes.

Para Canon

Lente Macro Canon EF 100mm f / 2.8L IS USM

Lente leve com uma qualidade de imagem impressionante, um AF rápido e preciso e, estabilização de imagem híbrida.

Uma das lentes mais divertidas para o preço da Canon.

A estabilização de imagem não melhora significativamente a qualidade da imagem, no entanto a distância focal de 100 mm funciona muito bem em retratos.

Esta lente com a abertura no seu máximo f / 2.8 é óptima para parar a ação em pouca luz e é excelente para desfocar o fundo, ela pode criar uma profundidade de campo superficialmente impressionante em 1: 1.

Lente Macro Canon EF 100mm f / 2.8 USM

Extremamente rápida e precisa , uma excelente opção mais barata para quem dispensar ter estabilizador.

Lente Macro Canon MP-E 65mm

Apenas com foco manual, possui uma magnificação incrível de de 1-5x, e é ideal para quem quer ir além da ampliação 1x.
Nesta lente Macro é fácil compreender que a profundidade de campo se torna extremamente superficial em aumentos maiores.

As imagens Macro que esta lente pode obter não são possíveis com nenhuma outra lente da Canon.

Lentes Macro com Tilt-Shift

Uma das maneiras de aumentar a profundidade de campo em fotografia macro é utilizar um tipo especial de lentes macro.

As lentes Macro com Tilt Shift permitem que você “incline” a profundidade de campo ao longo do tema, assim permitindo o foco ao longo de todo um objeto sem necessidade de efetuar Focus Stacking.

Tilt Shift (Canon e Nikon)

Canon

  • Canon TS-E 50mm f/2.8L Macro
  • Canon TS-E 90mm f/2.8L Macro
  • Canon TS-E 135mm f/4L Macro

Estas lentes vêm com elementos óticos aprimorados, como vidro esférico moldado e lentes UD (possuem cristais com um índice de refração menor que o de cristais comuns, permitindo uma foto com maior fidelidade de cores).´

Estas lentes fornecem “resolução de ponta a ponta e qualidade de imagem melhorada, com distorção mínima”.

Nikon

  • Nikon 24mm f/3.5
  • Nikon 45mm f/2.8
  • Nikon 85mm f/2.8

Estas lentes são fabricadas com vidro ED (Extra Low Dispersion Glass – Elemento ótico extra de baixa dispersão) e o revestimento em nano-cristal.

As Lentes ED têm ganhos de nitidez e de reprodução de cores.

Estas lentes são compostas de elementos da melhor qualidade, encontradas nas lentes mais caras produzidas pela Nikon. Traz os benefícios das lentes feitas a partir de cálcio fluorite, porém, mais resistentes.

Tal como as da sua concorrente Canon estas lentes fornecem “resolução de ponta a ponta e qualidade de imagem melhorada, com distorção mínima”

Veja aqui flash para macro disponíveis em Amazon

Para Smartphone

Existem alguns kits à venda para poder brincar no seu smartphone, obviamente não obterá a qualidade de fotografias efetuadas com equipamento especifico, e que têm custos muito mais elevados.

Conforme foi dito estas lentes macro para telemóvel / celular são boas para brincar e se iniciar no mundo macro com equipamento de bolso, e aqui a famosa frase pode ser aplicada:

“Quem não tem cão caça com gato”

Os melhores celulares para fotografar

Entre os melhores celulares disponíveis no Amazon Brasil estão os seguintes

E então aprendeu sobre lentes macro? Tilt-shift, Canon, Nikon e Smartphone ?

Deixe o seu comentário

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *