Melhores Livros de Fotografia [ Para Iniciantes e Avançados ]

Neste artigo falamos Sobre os melhores livros de Fotografia, tanto para iniciantes como avançados.

Na vida, quando encontramos uma paixão, uma arte que faça o coração pulsar o nosso maior desejo é aprimorar o nosso conhecimento, a leitura continua a ser uma das melhores formas de o fazer.

Ler permite-nos caminhar mais confortáveis, abrindo caminho para a nossa própria descoberta e maneira de fazer.

Esta arte é uma dádiva, retrata identidades, expressões culturais e representa a existência.

Na fotografia estão contidas diversas formas de linguagem, que mesmo sem precisar de uma palavra escrita, ditam histórias e mensagens para os seus leitores.

Engane-se quem pensa que para fazer uma boa imagem, basta ter em mãos um bom equipamento, e estar envolto de uma bela paisagem.

A arte da fotografia, depende principalmente da magia feita pelas mãos de quem faz o click, o ponto de vista do fotografo desempenha um papel importantíssimo no resultado final da imagem.

A fotografia é já um vasto campo de exploração, com grande quantidade de pontos e fatores indispensáveis para se obter sucesso e para saciar a nossa necessidade tão humana de conhecimento.

Há que dizer que para nosso bel prazer a fotografia possui uma vasta bibliografia literária.

Para ti, caro fotografo ou amante de fotografia, que deves estar aqui exatamente para sanar essa necessidade de conhecimento, temos algumas sugestões de uma longa lista de livros sobre fotografia.

Esperamos que estes livros te permitam, através da sua leitura, a expansão do conhecimento sobre esta arte, ou que ajudem a melhorar a tua performance na fase de execução dos clicks.

Toma nota destes títulos e coloca-os na tua agenda de leitura TOP!

Melhores Livros de Fotografia

A Ilusão Espetacular – Uma Teoria da Fotografia, por Arlindo Machado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um clássico, foi lançado originalmente em 1983, sendo reeditado por Arlindo Machado em 2015.

Nas suas páginas divididas entre diversos assuntos, compreende-se que, para o escritor, a arte fotográfica, funciona de forma semelhante á escrita de um texto, fazendo uso de articulações e elementos, que podem ir do mais simples ao mais sofisticado, ao longo da sua composição.

Arlindo Machado ainda discorre sobre como fazer da melhor forma, a representação da realidade nas imagens que estão a ser capturadas.

Analisa a partir daí, fotos que alcançaram o êxito neste anseio e que, com isso conquistaram o mecanismo de ação ignobilmente conhecidas como “efeito espetacular”.

At Work, por Annie Leibovitz

No Trabalho, escrito por Annie Leibovitz, é um manuscrito na primeira pessoa que nos dá conhecimento de muitas informações técnicas à cerca do trabalho excecional da fotografa.

Annie fala ainda sobre as circunstâncias em que alguns de seus principais trabalhos foram realizados, e partilha connosco inclusive, as configurações utilizadas na câmera digital para realização das imagens.

Como Criar Uma Fotografia, por Mike Simmons

Criar uma fotografia requer criatividade e inovação.

Este livro escrito por Mike Simmons, ensina-nos sobre a parte criativa do processo requerida para a realização de imagens únicas, bem como define a designação de projetos fotográficos.

Como Criar Uma Fotografia vem ainda com exercícios fotográficos para iniciantes que ensinam o passo a passo de uma fotografia de expressão, ou seja, uma imagem planeada antes do momento do registo.

Mike, esclarece na sua opinião ao longo das 175 paginas do livro, que é necessário desenvolver um conceito antes de sair para executar o trabalho, sendo ele uma captura ao ar livre sem elemento humano, uma sessão com modelos, como um retrato, haverá sempre tempo para desenvolver diferenciais expressivos entre os trabalhos.

Como Ler Uma Fotografia por Richard Salkeld

Como ler uma fotografia é um guia desenvolvido para explicar o papel da fotografia no contexto social no qual estamos inseridos na atualidade, este livro escrito por Richard Salkeld fala sobre a saturação a que os nossos olhos estão acostumados: notícias, publicidade, recordações…

Tudo é traduzido, e explicado por imagens.

Cada imagem possui uma mensagem diferente e única. Na sua manipulação bastam alguns básicos para que a sua leitura e compreensão sejam feitas da maneira mais correta possível.

Basicamente este livro de fotografia explica-nos no seu diferenciado e atrativo conteúdo, o significado e o funcionamento das imagens que são capturadas.

Génesis por Sebastião Salgado

Sebastião Salgado um dos mais reconhecidos fotógrafos brasileiros, reuniu em livro algumas das suas dicas mais preciosas e informações no livro Génesis, tem inspirado muitos outros profissionais da área.

Este livro é basicamente a compilação de muitos anos de obras registadas e é para alguns a bíblia da arte fotográfica.

O Génesis de Sebastião Salgado encontra-se á venda online em:

Leia Isto se Quer Tirar Fotos Incríveis de Gente por Herry Garrol

É já sabido que fotografar paisagens é um registo muito mais simples do que registar pessoas, mas, financeiramente falando, é o ultimo grupo o mais solicitado pelo mercado.

É necessário que haja o conhecimento da parte do profissional, sobre quais os mecanismos que alavancam o aumento da qualidade e da eficiência neste tipo de trabalho tão solicitado.

Herry Garroll reuniu algumas dicas e informações no seu livro.

Este livro fala também, sobre composição, cenário, a melhor e mais correta utilização das lentes, retratos de grupo de pessoas e iluminação.

Christian Cravo por Christian Cravo

Livro por Christian Cravo, quinta edição dedicada à obra deste imensurável fotógrafo brasileiro, reúne cerca de 300 imagens inéditas do seu vasto trabalho.

Estas imagens foram feitas entre 1991 e 1993 em Salvador, cidade origem do artista.

Este livro possui um olhar jovem, já que Cravo tinha entre 17 e 19 anos quando tirou estas fotografias, um livro completamente dedicado ao ponto de vista do fotografo.

Magnum Stories

Direcionado mais especificamente para os amantes do fotojornalismo, este livro reúne cerca de 60 imagens de renome da agência Magnum, que detêm o titulo de maior agência de fotografia dos últimos tempos.

Outro livro que pode ser considerado como uma bíblia no universo fotográfico…

O Design da Fotografia por Jeremy Webb

Quais os conceitos básicos na composição de uma fotografia de qualidade?

O livro de Jeremy Webb reune todos esses conteúdos para que o fotografo aprenda mais sobre o universo das imagens.

O livro de 192 páginas fala sobre alguns dos mais importantes tópicos para uma perfeita introdução à metodologia de criação de design para as fotografias…

Deixa-te inebriar entre, emoção, profundidade, luz, contraste e ritmo.

O Olhar do Fotografo por Michael Freeman

Um livro sobre fotografia detalhada, de Michael Freeman fala sobre as composições mais básicas no design das imagens.

Uma abordagem interessante que este livro nos trás é sobre a imagem HDR.

Fala também, sobre um gigantesco know how de tecnologias que são usadas para fazer a ampliação das possibilidades sem que a visão do profissional seja comprometida.

Tête À Tete por Henri Cartier-Bresson

 

Escrito por Henri Cartier-Bresson, um dos principais fotógrafos da agência Magnum, neste livro acrescenta muito sobre os processos fotográficos.

Este incrível artista registou ao longo de muitos anos, retratos de pessoas comuns e também de personalidades conhecidas como Marilyn Monroe, Che Guevara e Pablo Picasso e a obra Tête à Tête é uma compilação de toda essa vasta experiência.

Understanding The Exposure por Bryan Peterson

 

O mais recente e popular livro de Bryan Peterson, trabalha para a desmistificação de alguns dos mais complexos e difíceis conceitos do universo fotográfico.

Este livro de fotografia tem ensinado, aos mais diversos tipos e níveis de profissionais em todo o mundo, que, para se fazerem boas imagens não é necessário estar preso a uma única e exclusiva confeção de trabalhos milimetricamente pensados e analisados.

Nesta edição especial, Peterson fala sobre os fundamentos de luz, velocidade do obturador e abertura da lente, mecanismos que combinados combinados, interagem entre si criando um excelente resultado.

Veja também o nosso artigo sobre fotografia com a sua DSLR aqui

E então já ficou a conhecer os melhores livros de fotografia, desde para iniciantes a avançados, como Gênesis de Sebastião Salgado, O Livro de Christian Cravo, etc…?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe-nos o seu comentário

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *