Tudo Sobre o Obturador de Câmera Fotográfica

O obturador de câmara fotográfica é um dos componentes mais importantes e com um papel fundamental na obtenção de imagens em fotografia

Neste artigo iremos explicar o que é e como funciona.

Obturador de Câmera Fotográfica

Significado

O obturador é um dispositivo mecânico cuja principal função é controlar a quantidade de luz que entra no sensor das máquinas digitais ou nos filmes em máquinas analógicas.

Este dispositivo mecânico pode ser imaginado como uma porta fechada, e que na altura do disparo abre e fecha novamente a uma determinada velocidade, obtendo assim um intervalo de tempo preciso no qual a luz passa para o sensor ou filme da câmara fotográfica.

A este curto espaço de tempo preciso ou intervalo de tempo, chamamos de velocidade de obturação e esta é uma pequena fração de segundo que vai influenciar a imagem final, sendo que a quantidade de luz absorvida pode ser regulada manual ou automaticamente, de acordo com a escolha do operador.

Como Funciona

O obturador é uma cortina que protege o sensor ou película da câmera, abrindo somente no momento em que o disparador é acionado para captar a luz.

Este mecanismo fica atrás do diafragma, e está posicionado no corpo da câmera.

A velocidade de obturação (“Shutter speed”) é uma das variantes mais utilizadas para alterar o resultado final da foto e esta é considerada baixa quando vai de 1 até 30, média de 60 até 250 e alta de 500 até 8.000.

Tipos de Obturador

Nas câmaras digitais Reflex a obturação é efetuada pela combinação de 2 dispositivos de obturação, o mecânico e o electrónico.

Mecânico

O obturador mecânico, também conhecido como plano focal, é quem determina o tempo de exposição de acordo com a configuração que o fotógrafo determina, ele pode ser de lâminas de metal ou de cortina.

Obturador de Câmera Fotográfica

Eletrónico

O obturador eletrónico serve para acionar o sensor digital da câmera, e reage mais rapidamente, sendo capaz de alcançar velocidades muito maiores e vem acoplado a um mecânico.

Obturador central

Além dos 2 atrás referidos existe também o central que é raro, encontrado em apenas em algumas câmeras fotográficas.

Este é composto por lamelas giratórias, que abrem e fecham de acordo com a configuração determinada pelo fotógrafo e este é bem mais preciso que os outros, permitindo ao fotógrafo sincronizá-lo com um flash de alta velocidade.

Diafragma e ISO

Este mecanismo é utilizado para controlar a quantidade de luz que passa através da lente num determinado espaço de tempo.

O tempo de obturação deve ser combinado com a abertura do Diafragma e com o valor ISO para que a foto obtenha a exposição certa e não fique nem super-exposta e com demasiada luz nem escura demais ou sub-exposta.

Desta forma podemos concluir que a obtenção da exposição correta numa fotografia é função do ISO, da abertura da lente (diafragma) em conjunto com a velocidade de obturação e estes são os três principais meios para controlar a exposição de uma fotografia.

Aprendeu sobre Obturador de Câmera Fotográfica? Significado, como funciona, tipos…

Deixe nos o seu comentário

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *