Olhar em foco: Porto

Grandes cidades como a do Porto, resultam numa grande oportunidade para fotógrafos em busca de variedade de ambientes, situações ou pessoas, que quando traduzidos para fotografia podem transportar outros a esses mesmos locais.

A alma desta cidade encontra se na riqueza do rio que a banha pelas zonas históricas, e suas gentes.

A visita a pé para contacto com as tradições é aconselhada, assim como participar nas provas de vinhos em caves existentes no local.

Munido de uma máquina fotográfica tente captar a essência desta cidade ribeirinha, a capital do norte de Portugal.

Olhar em foco: Porto

Zona ribeirinha

Tire partido da oferta disponível em viagens de barco no Rio Douro e fotografe a cidade desse ponto privilegiado.

A ponte Dom Luís do mesmo arquiteto (Gustave Eiffel) que projetou a torre Eiffel, e que liga o Porto a Vila nova de Gaia, tem uma grande força na panorâmica da zona ribeirinha do Porto.

 

Ponte D. Luís

A Ribeira é um dos locais mais antigos e típicos desta cidade portuguesa, faz parte do Centro Histórico do Porto e é Património Mundial da UNESCO.

Atualmente é uma zona muito frequentada por turistas e local de concentração de bares e restaurantes. Aproveite para almoçar por aí.

Aproveite para fotografar os transeuntes neste ambiente idílico, os personagens poderão ir do simples pescador ao mais sofisticado turista e tendo como pano de fundo os rabelos do Douro.

O vinho e os barcos do rio Douro

O barco rabelo típico do Rio Douro que tradicionalmente transportava as pipas de Vinho do Porto do Alto Douro, onde as vinhas se localizam, até Vila Nova de Gaia – Porto, onde o vinho era armazenado e, posteriormente, comercializado e enviado para outros países.

Barco Rabelo

Este pode ser um excelente tema fotográfico pela sua unicidade e beleza, assim como pela beleza apaixonante do local onde se encontra inserido, oferecendo ao fotógrafo verdadeiros postais fotográficos.

Não dispense uma visita às caves de vinhos existentes e peça autorização para fotografar: garantimos que obterá imagens das quais nunca mais esquecerá, independentemente da quantidade de vinho do Porto que provar.

Lista de locais icónicos da cidade

  • Mercado do Bolhão
  • Casa da Música
  • Ponte D. Luís
  • Caves do Vinho do Porto
  • Estação Ferroviária de São Bento
  • Igreja de São Francisco
  • Palácio da Bolsa
  • Museu de Arte Contemporânea de Serralves

 

 

Veja também Olhar em Foco: Coimbra

E então? Ficou a saber mais sobre fotografar no Porto?

Deixe nos o seu comentário

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *