5 povoados históricos para fotografar em Portugal

Hoje trazemos até si 5 povoados históricos para fotografar em Portugal.

A presença de vários povos no nosso território ao longo dos tempos é notória na diversidade de nossos povoados e na forma como se protegeram de guerras e disputas ocorridas ao longo do tempo, umas fortificadas, outras isoladas pela própria geografia, esta pequena amostra é testemunha da nossa riqueza enquanto povo e das lutas que travámos.

5 povoados históricos para fotografar

Óbidos

Localizada no distrito de Leiria, é um dos povoados históricos para fotografar de eleição, esta vila fortificada tem a visita diária de milhares de turistas.

Chegam em busca do romantismo intrínseco a este local. Casas arranjadas, bem pintadas e jardins de uma simplicidade tocante.

Enquadradas por buganvílias nestas ruas de calçada é possível passear de charrete e ouvir musica medieval, no final do dia volte para casa com o sabor de uma ginga em copo de chocolate e muitas imagens que irá de certeza obter neste local.

Marvão

Localizado no distrito de Portalegre e erigido sobre um promontório granítico na serra de São Mamede, é um local de pura magia no Alto Alentejo e um local de eleição destes povoados históricos para fotografar

Esta vila fortificada tem gerado forte interesse no turismo internacional, desde que foi mencionada em “1.000 lugares para ver antes de morrer”, um livro de viagens de 2003 de Patricia Schultz.

Do alto do seu castelo perante os horizontes longínquos que se abrem ao nosso olhar, os ambientes e gentes características do Alentejo são um convite à fotografia desde o primeiro momento.

Aproveite a estrada de acesso ao Marvão, neste local consegue se fazer uma fotografia ritmada e de belo efeito visual.

Reguengos de Monsaraz

Localizado no concelho de Évora, de ambiente medieval mas com traça genuinamente alentejana.

 

Esta vila alentejana é miradouro para um dos maiores empreendimentos aquíferos existente no nosso país, o Alqueva.

Daqui é possível pressentir a dimensão desta massa de água que se estende até onde os nossos olhos alcançam, e nos envolve quase como se este local fosse uma ilha…em pleno Alentejo.

Sortelha

No concelho do Sabugal esta aldeia é considerada a mais bem preservada de Portugal no que diz respeito à sua traça original.

As casas da mesma cor da rocha onde foi edificada são testemunho da utilização inteligente dos materiais existentes no local fazendo com que a mesma se funda com a paisagem.

A adaptação das construções às condições topográficas do local fazem dela um local único, rodeada de misticismo medieval e de uma paisagem de cortar a respiração em plena Serra da Estrela.

Piódão

Localizada no concelho de Arganil esta aldeia histórica, encaixa na perfeição na vegetação do local, as paredes de xisto e as janelas de madeira pintadas são cartão de visita à rusticidade do local.

A forma como a luz artificial se desenvolve no local durante a noite, assim como a disposição das construções, fizeram com que recebesse a denominação de “aldeia presépio” e um local de excelência para obtenção de imagens.

Piodão uma noite na “Aldeia Presépio”

E então? Está convencido sobre os 5 melhores povoados históricos para fotografar em Portugal? Marvão e a sua estrada de acesso, Piódão e a aldeia presépio, Reguengos de Monsaraz, Sortelha, Óbidos e a sua ginjinha…

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *