Sensibilidade ISO em Fotografia

Sensibilidade fotográfica, também conhecida como sensibilidade ISO é um termo utilizado para se referir à sensibilidade de superfícies fotossensíveis (sensíveis à luz) utilizadas em fotografia (filme fotográfico ou sensor de imagem)

Significado / definição

Assim o valor ISO é o valor que define a sensibilidade que o sensor fotográfico tem para captar luz, ou em fotografia analógica a sensibilidade da película à luz.

Este valor é diretamente proporcional à sua sensibilidade, pelo que quanto maior for o valor ISO maior será a sensibilidade do sensor ou película.

ISO, Granulação e ruído

Um filme ou sensor afinado para valores baixos de ISO será mais insensível à luz e requer mais exposição à luz para produzir a mesma densidade de imagem que um filme ou sensor com ISO Alto.

Um aumento de sensibilidade ISO, leva a uma imagem mais intensa e com mais grão e ruído.

Como usar o ISO

A regulação do ISO na sua máquina fotográfica ou na escolha do seu filme deve ser feita em função do trabalho que está a executar.

Uma vez que o aumento da sensibilidade ISO reduz a qualidade da imagem este deve ser aumentado unicamente quando estritamente necessário se tiver em vista a qualidade da imagem com pouco ruído e grão no entanto poderá também optar por ter um pouco de grão na sua imagem sob um ponto de vista artístico e introduzir o mesmo de forma propositada.

Alguns exemplos a considerar, que poderão levar ao aumento do ISO:

  • Fotografia noturna ou com pouca luz
  • Fotografia que necessite de velocidade elevada de Obturação para redução de tremida (por exemplo Desporto)

O ISO na fotografia Noturna

Fotografar de noite pode por vezes ser desafiante, uma vez que a fotografia necessita de luz para captar as imagens desejadas.

Assim deverá procurar em condições de pouca luz subir o ISO da sua maquina fotográfica digital para este tipo de fotografia.

O aumento do ISO em fotografia noturna pode ser a chave para captar os elementos que tanto procurava destacar e não conseguia de outro modo.

Velocidade do Obturador

Existem por vezes situações onde a velocidade do obturador é essencial à obtenção de um bom resultado fotográfico, como por exemplo em fotografia de desporto onde os personagens se deslocam com muita rapidez.

Desta forma pode ser necessário aumentar a velocidade de obturação do equipamento fotográfico, o que pode levar a sub exposições.

Assim uma subida do valor ISO pode ser a solução para a correta exposição da sua imagem.

Outra das situações onde isto pode ocorrer é na utilização de teleobjetivas, que quando a fotografar a grandes distâncias qualquer pequeno movimento local tem na realidade uma grande amplitude na distância onde se encontra o objeto a fotografar.

 

 

Veja também o nosso artigo sobre a História da fotografia e os 3 princípios em que se baseia .

E então aprendeu sobre sensibilidade ISO? Granulação e ruído, regulação de ISO…

Deixe nos o seu comentário

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *