Técnicas de fotografia profissional [Efeitos Especiais]

A fotografia profissional tem diversas técnicas, neste artigo falaremos sobre Técnicas de fotografia profissional e Efeitos Especiais em fotografia, quer seja utilizando Photoshop ou por manipulação de seu equipamento fotográfico.

A utilização de efeitos procura subverter a realidade de forma a proporcionar imagens atraentes ao espetador.

Devido ao respeito intimo que possuímos pela realidade que uma fotografia nos pode transmitir, os efeitos especiais em fotografia têm bastante importância pois podem transportar os espetadores para ambientes de sonho ou mesmo impossíveis.

Por a fotografia ser um meio de expressão e comunicação a utilização de efeitos especiais em fotografia sejam eles obtidos por acessórios ou por manipulação em software coloca este tipo de fotografia no campo das artes.

Guia de aprendizagem oficial de Photoshop CC disponível na Amazon

Técnicas de fotografia Profissional – Efeitos especiais

Diríamos que não existe limite para o numero de técnicas de manipulação para se conseguirem efeitos especiais, uma vez que com imaginação e espírito criativo qualquer um pode desenvolver a sua técnica e obter resultados únicos.

Manipulação de cores

Geralmente a manipulação de cores em fotografia é feita ou por meio de filtros de cor ou por software como é o caso do Photoshop.

Os filtros de cor podem ser colocados tanto nas lentes como em um flash.

Neste caso o filtro está montado num adaptador para flash e é uma forma barata de manipular a cor das suas fotografias. Este dispositivo pode ser encontrado a venda por exemplo na Amazon Brasil:

  • Adaptador universal para acessórios em flash dedicado

  • Kits de filtros de cor para adaptador de flash

 

Filtros de cor para aplicação em lente fotográfica

Conforme já deve ter percebido é possível manipular as cores de suas fotografias das mais diversas formas e assim obter efeitos especiais de manipulação de cor em fotografia.

Outras técnicas de fotografia profissional a que também poderá recorrer para manipulação de cores é utilizar processamentos inapropriados como por exemplo balanço de branco mal ajustado propositadamente.

A utilização de um filtro infravermelho por exemplo permite a manipulação das imagens transportando nos para locais surreais e dignos de sonho uma vez que todo o verde da fotografia se transforma em branco.

 

 

Estes filtros infravermelhos variam de tamanho conforme o diâmetro da lente onde deseja aplicar e são também eles fáceis de adquirir na Amazon Brasil:

No nosso canal Youtube poderá ver como mudar a cor de uma fotografia utilizando o Photoshop.

Subscreva e apoie o nosso trabalho.

Efeito de sobreposição fotográfica

O efeito de sobreposição fotográfica é muto utilizado em técnicas de fotografia profissional e este pode ser conseguido diretamente na sua DSLR se a mesma possuir a funcionalidade de exposição múltipla, por manipulação com software como é o caso do Photoshop ou utilizando ferramentas online para fazer este efeito fotográfico como por exemplo em Fotoefeitos.com

Este efeito especial quando bem conseguido pode transportar as suas imagem para o campo da arte digital.

A dupla exposição combinando 2 imagens é um meio de obter imagens surrealistas surpreendentes.

Obturação Lenta

Uma das Técnicas de fotografia profissional muito apreciada é a obturação lenta.

São muitos os efeitos especiais que se conseguem quando se prepara a câmara fotográfica para fazer uma obturação lenta.

Para saber mais sobre obturadores e velocidades de obturação consulte o nosso artigo Tudo Sobre o Obturador de Câmera Fotográfica

Se deseja efetuar uma obturação lenta durante a luz diurna sem sobre expor a sua imagem á luz, poderá utilizar um filtro ND (filtro de densidade neutra), também estes são de fácil aquisição na Amazon Brasil.

Outra das formas de fazer este tipo de fotografia é em estúdio e controlar a quantidade de luz de forma a conseguir baixar a sua velocidade de obturação ao nível desejado e usando técnicas de fotografia profissional captar a sua imagem.

Conseguem se encontrar hoje em dia KITS de iluminação fotográfica a preços acessíveis.

A utilização da escuridão da noite é uma alternativa válida para obter boas fotos de obturação lenta.

Este efeito pode ser utilizado para captar movimento e dar vida a imagens que se esperavam estáticas.

 

Um dos efeitos que se consegue com velocidade de obturação lenta é a de desenhos com fogo.

Outro assunto que funciona muito bem com longas exposições é água em movimento, formando imagens que se assimilam a mantos ou véus.

A obturação de baixa velocidade permite captar o fluir do movimento assim muitos fotógrafos conseguiram já captar o frenesim do nosso dia a dia utilizando esta técnica.

Panning – Fotografia em movimento

Outro efeito muito que utiliza movimento na sua conceção é o efeito de Panning, este tira proveito da relatividade, ou seja se fotografamos um objeto em movimento temos de seguir o objeto com a nossa câmara colocando o fundo em movimento relativo ao objeto seguido.

Desta forma conseguem se imagens de grande impacto.

 

Focagem seletiva – Fundo desfocado

Outro dos efeitos especiais de grande impacto em fotografia é a Focagem seletiva, com este efeito consegue se realçar o elemento desejado na imagem enquanto que a restante imagem fica desfocada.

Este efeito pode ser conseguido com um correto ajuste de diafragma uma vez que este é um dos responsáveis pela profundidade de campo na imagem obtida, para saber mais sobre este assunto poderá consultar o nosso artigo Fotografia – O que é o diafragma numa lente?

Obviamente o tipo de lente e seus parâmetros influenciam no resultado final obtido, nós aconselhamos a clássica lente 50mm com F1.8 para conseguir bons resultados neste efeito.

Esta lente pode ser comprada também na Amazon Brasil a preços bastante acessíveis para diversas montagens (Nikon, Cânon, etc)

Nikon:

Lente Nikon AF-S FX NIKKOR 50mm f/1.8G

Lente Yongnuo 50mm f/1.8 para Nikon

Lente AF NIKKOR 50mm f / 1.8D da Nikon AF

Canon:

Lente Canon EF 50mm f/1.8 STM

De forma de potenciar a redução de profundidade de campo deverá conjugar os seguintes fatores:

  • Utilizar grandes aberturas
  • Pequenas distâncias
  • Distancia focal mais longa possível

Outra das formas de obter fotos com fundos desfocados é utilizar o Photoshop para criar ou fortalecer esse efeito de desfoque que se deseja na fotografia.

 

Poderá consultar também o nosso artigo didático de Como Desfocar o Fundo da Foto no Photoshop?

Este efeito de desfocagem oferece ás imagens uma qualidade plástica na forma como as cores e formas se misturam, tornando as fotografias sugestivas e atraentes.

 

Efeito Zoom

O efeito zoom em fotografia pode ser obtido de forma fácil com recurso ao Photoshop.

 

Basta em Filters|Radial Blur selecionar o efeito de zoom e afinar os parâmetros para obter o efeito como desejado.

 

A outra forma de obter este efeito sem recurso a software é utilizando o zoom de sua lente.

Este efeito obtido de forma manual é um pouco difícil mas possível de criar disparando a sua maquina no mesmo momento que desloca o anel de zoom da sua lente.

Deverá manter a sua câmara fotográfica o mais firme possível, pelo que aconselhamos a utilizar um bom tripé para a sua DSLR.

Se não possui tripé estes podem ser encontrados a bom preço Aqui.

Ao conseguir fazer coincidir a sua janela de disparo de obturador com a movimentação do zoom cria um efeito de zoom de forma natural na sua imagem.

Para poder ser mais fácil captar este efeito é normal que tenha de forçar um pouco a velocidade de obturação para velocidades mais lentas.

 

Manipulação Ótica

Uma ótica de fraca qualidade é suscetível de criar suavidades impossíveis em lentes de boa qualidade.

Assim existem uma serie de truques de manipulação da ótica instalada na DSRL.

Entre alguns truques podemos contar por exemplo com:

  • Utilização de sacos plásticos transparentes
  • Utilização de vaselina na lente fotográfica
  • Efeito Bokeh com formas definidas
  • Etc

Estes efeitos de desfoque por manipulação ótica costumam resultar em efeitos “Dream Like” ou “Fantasia” e obviamente estes podem também ser obtidos em Photoshop.

Outras formas de manipulação ótica utilizadas em técnicas de fotografia profissional podem incluir:

  • Lupas
  • Bolas de cristal
  • Copos de água (uma vez que a luz difrata de forma diferente em ambiente aquático podem ser obtidos efeitos interessantes)
  • Espelhos
  • Superfícies espelhadas
  • Etc

A utilização de lentes grandes angulares resultam muito bem devido a sua grande amplitude e profundidade de campo tornando assim possível obter imagens de grande qualidade de perspetivas únicas.

Este tipo de lente encontra-se facilmente á venda na Amazon.com para montagens Nikon, Canon e outras a preços acessíveis.

Nikon:

Lente Nikon 35mm f/1.4G AF-S NIKKOR Grande Angular

Canon:

Lente Canon Zoom Grande Angular Ef-s10-22mm F/3.5-4.5 Usm Auto Foco

Lente Grande Angular Tokina 16-28 F 2.8 Pro Fx Para Canon Ef

Manipulação por software

A manipulação de imagens com efeitos especiais por software está cada vez mais presente no mundo que nos rodeia.

Desde a fotografia de produto a fotografia de animais de estimação ou de modelos a manipulação de imagem pode resultar muito bem.

Um dos temas que os fotógrafos gostam de trabalhar é o da ausência (ou desafio) á gravidade com levitações e objetos flutuantes.

Veja no nosso vídeo como fazer esta manipulação em photoshop.

 

E então aprendeu sobre Técnicas de fotografia profissional? Efeitos especiais em fotografia?

Deixe o seu comentário

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *