Efeitos e Técnicas de Fotografia

A capacidade de olhar e ver as fotografias (imagens) a formar-se na sua cabeça quando aliada a técnicas de fotografia podem fazer a diferença entre ser bom fotografo ou excelente.

Neste artigo ensinamos algumas técnicas que o poderão fazer diferenciar no mundo competitivo da fotografia.

Aconselhamos também a leitura constante de livros na área da fotografia por forma a procurar aperfeiçoar as suas técnicas fotográficas.

Leia isto se quer tirar fotos incríveis de Henry Carrol é um dos livros aconselhados a ler a qualquer fotografo, este encontra-se disponível na Plataforma Amazon Brasil.

Técnicas de Fotografia

Estudar um pouco a teoria para conhecer e poder usar vários efeitos e técnicas que tornam as fotografias mais bonitas e profissionais fará a diferença na altura de executar os seus trabalhos.

Eis alguns efeitos e técnicas que deverá dominar por forma a aprimorar as suas imagens.

Bokeh

O Bokeh é reconhecido pelo desfoque de forma cilíndrica, que é originado pelas luzes de fundo da imagem que se encontram desfocadas.

Saber tirar partido desse efeito trará ás suas imagens um toque especial.

Uma das técnicas de manipulação deste efeito é colocar filtros na frente da lente com formatos especiais e dessa forma obter desfoques do Bokeh com formas especiais.

Leia no nosso artigo Como Fazer Efeito Bokeh Com e Sem Photoshop

Uma conhecida lente para obter este efeito facilmente é a 50mm f1.8.

Lens Flare

Este efeito, de anéis” coloridos e distorções ocasionados pelo ângulo de entrada da luz na lente pode dar ás suas imagens, quando bem feito, um efeito estético bastante forte.

Muitas vezes visto como uma imperfeição, porém quando bem utilizado ele pode dar às imagens efeitos espetaculares.

Ele é hoje é usado de propósito por muitos fotógrafos, e faz até parte da lista de efeitos que pode ser aplicado nas suas fotos artificialmente pelo Photoshop.

 

A hora de ouro

Assim chamada pelas tonalidades obtidas nesses horários.

Saber utilizar e aproveitar as tonalidades do pôr ou do nascer do sol, não é mais do que uma demonstração de inteligência fotográfica.

Fotografar e aproveitar os tons quentes desses horários acrescentará uma mais valias nas suas imagens, eles são perfeitos para fotografias de retrato ao ar livre.

O angulo do sol nesses horários favorece a estética da fotografia.

Regra dos terços e Proporção Áurea

Já abordámos este tema em outros artigos como Composição Fotográfica, Regras e Principios

A regra dos terços é quase espinha dorsal daquilo a que chamamos “Técnicas de Fotografia”, e a Proporção Áurea para que possa perceber a sua importância acompanha de braço dado a Arte.

Desde a Antiguidade, a proporção áurea é usada na arte e a sua utilização é frequente desde as pinturas renascentistas.

Saber utilizar estes princípios que desde há muito tempo são conhecidos como serem agradáveis à leitura de imagens artísticas e por afinidade fotograficas farão das suas imagens por certo mais agradáveis.

 

Panning

Nesta técnica de fotografia o sujeito ou objeto fotografado encontra-se em movimento.

O fotógrafo ao acompanhar o mesmo para a sua captura, ele parecerá imóvel e obterá um fundo em movimento.

Nesta técnica a sensação de velocidade vem do fundo que parece estar “movimento”, é uma questão de relatividade.

Adicione este efeito na sua lista de Técnicas de Fotografia a memorizar pois ele pode de facto dar vida a uma imagem.

Este efeito é também possível de simular em Photoshop de forma bastante fácil, com um Motion Blur do fundo da fotografia.

Assista ao nosso tutorial no youtube e perceba como o pode realizar de forma bastante fácil.

Contraluz

Esta é uma das técnicas de fotografia que basicamente trabalha com contraste.

O objeto a ser fotografado é colocado entre a câmera e a fonte de luz, assim produzindo lindas imagens de silhuetas que por vezes nos podem fazer lembrar teatros de sombras chinesas.

O resultado do uso da contraluz é uma imagem com muito contraste entre a parte clara e a escura uma vez que a lente não consegue balancear a iluminação como os nossos olhos.

Longas exposições

Esta pode ser das técnicas de fotografia mais difíceis de dominar, mas uma vez dominada conseguirá efeitos espetaculares.

De forma a poder executar longas exposições necessitará de um tripé.

Necessita também dominar e entender a entrada de luz na sua câmara e controlar o diafragma da mesma, assim como conhecer e saber utilizar por exemplo filtros de densidade neutra.

Com estes filtros de Densidade neutra poderá reduzir a quantidade de luz na obturação e assim forçar as longas exposições.

Esta técnica fotográfica permite um sem numero de efeitos deslumbrantes, entre eles, os efeitos de véu em cascatas e os aveludados de espumas brancas em movimento das ondas do mar que rebentam nas praias.

 

HDR

Foto HDR ou High Dynamic Range são fotografias obtidas por uma técnica de empilhamento, ou bracketing de exposição.

Enquanto que na Fotografia Macro se utiliza o método de empilhamento de Foco ou Focus Stacking em Fotografia HDR este empilhamento é efetuado não para obter foco ao longo de um objeto ou personagem mas para obter diferentes exposições na composição da imagem.

Esta técnica consiste em realizar várias fotos com diferentes exposições, e combinar as melhores exposições de cada zona da foto em pós-processamento de forma a obter uma imagem composta mais detalhada.

Para saber mais sobre este tema veja o nosso artigo Foto HDR [Efeito HDR]

 

Aprendeu sobre Efeitos e técnicas de fotografia? Longas exposições, Contra luz, Lens flare, Bokeh, Panning, Regra dos terços e Proporção Áurea?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe nos o seu comentário

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *